![](https://freight.cargo.site/t/original/i/7d962f2de99bfca9d692e5d6a75ad27298b1edcb9eea1e18e25c2180cfb70786/YMAGO-Jacques-Rancire_o.jpg)
Filósofo, Professor Emérito de "estética e política" na Universidade de Paris VIII, publicou inúmeras obras nestes domínios, de que se destacam O Mestre Ignorante, Cinco lições sobre a emancipação intelectual (trad. pt. 2010), La Mésentente. Politique et philosophie (1995), Estética e Política, A Partilha do Sensível (trad. pt. 2010), L’Inconscient esthétique (2001) e O Espectador Emancipado (trad. pt. 2010).
O encontro e divergência de Althusser constitui uma etapa fundamental na formação desta figura cimeira da filosofia política. Em La Mésentente repercorre textos e temas canónicos do pensamento político, argumentando que o aspecto fundador da democracia é o desentendimento, quanto aos protagonistas, temas e termos do jogo político. A política democrática é, pois, encarada como a incessante disputa quanto ao recorte ou "partilha do sensível". Não obstante, na presente época do consenso - e alheamento - político, é no campo da arte e cultura contemporânea, em domínios tais como a literatura, teatro, artes visuais e cinema, que Rancière reconhece o terreno em que o recorte do sensível é objecto da mais intensa disputa e profunda reelaboração. É em Estética e Política que o autor articula política e estética, assinando um título maior da reflexão estética contemporânea. Com efeito, é aqui que Rancière caracteriza os três regimes estéticos ("ético", "representativo" e "estético"), procedendo ao levantamento sistemático das operações imanentes aos mesmos, démarche que o leva, muito para além de noções como a de "modernidade", a repensar a habitual distinção linguagem / imagem e a tendência para identificar a imagem com o visível, recenseando efeitos de imagem no interior do texto literário (p.ex. a descrição, que interrompe a narração), bem como as mais diversas formas de entrelaçamento do dizível com o visível.
(JFF, VS, rIHA)
[pt] [en] [fr] [de]
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/919b9c020adb761eee3f9f0b99f548bfbe130d13db8ee4d3047f620fb0626b84/texto_GDE2_vazio.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/c1abccc643863ea204b97e3a4643363c8f0d8fa60650bc41b88e596f2ead7923/texto_26px_o.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/1ea42e0e3567ebe5fc7b2e43565e54bb50a7e9de0ecb67065c135d4edd196c27/KK-Livro-20-RANCIERE_estetica_e_politica_C_300x398px.jpg)
Jacques RANCIÈRE, Estética e Política. A Partilha do Sensível, com entrevista e glossário por Gabriel Rockhill, trad. V. Brito, Lisboa, KKYM, 2020 (2ª ed. revista). [capas] [comprar]
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/828edc4b82c7e679caba7377db5f00944b9e3075ea280fc9a2c186062381d0dc/KK-Livro-19-RANCIERE_margens_da_ficcao_C_300x398px.jpg)
Jacques RANCIÈRE, As Margens da Ficção, trad. J. L. Rosa, Lisboa, KKYM, 2019. [capas] [comprar]
Jacques RANCIÈRE, "O que significa «Estética»" Gostaria de apresentar a minha concepção do que significa «estética». Como se verá, esta noção envolve uma certa ideia das relações entre estética e política, e opõe-se à tendência do pensamento anti-estética que tem preponderado no mundo ocidental ao longo das duas últimas décadas...
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/919b9c020adb761eee3f9f0b99f548bfbe130d13db8ee4d3047f620fb0626b84/texto_GDE2_vazio.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/885c4f0b67ceb9e899d05e42af1d2402eaa4bda66a7ed66932d402b91eafdebc/video_26px_o.jpg)
Jacques RANCIÈRE e Hans BELTING, excerto da mesa redonda Ymago, Culturgest, Lisboa, 14.3.2011.
Jacques RANCIÈRE, comunicação no âmbito da mesa redonda Ymago, Culturgest, Lisboa, 14.3.2011.
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/919b9c020adb761eee3f9f0b99f548bfbe130d13db8ee4d3047f620fb0626b84/texto_GDE2_vazio.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/e5a382556d9ee542b92137f93d4853a30c0b2d29016df9ccb24e1eec5be87155/Radio_26px_o.jpg)
(work in progress)
Jacques RANCIÈRE, entrevistado por Alain Veinstein (por ocasião da saída do seu livro Le Spectateur emancipé) France Culture, 15.1.2009, Du jour au lendemain