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Aby WARBURG
Aby WARBURG, «Ninfa Fiorentina. Fragmentos de um projecto sobre Ninfas» Ghirlandaio não é precisamente uma fonte repousante, de rústico murmúrio, para pré-rafaelitas, mas também não é nenhuma catarata romântica, cujas cascatas frenéticas sussurram uma nova coragem vital ao outro tipo de viajante, ao super-homem nas férias da Páscoa, com o Zaratustra no bolso do seu sobretudo de pano grosso, em vista da luta pela existência, mesmo contra a autoridade.
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Aby WARBURG, "O Nascimento de Vénus" e "A Primavera" de Sandro Botticelli, trad. A. Morão, Lisboa, KKYM, 2012. [capas-excerto] [comprar]
WARBURG + DIDI-HUBERMAN + STOICHITA
(recensão por António Guerreiro, Expresso / Atual, 24.3.2012).
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Aby WARBURG, "O Nascimento de Vénus" e "A Primavera" de Sandro Botticelli
A recente publicação de "'O Nascimento de Vénus' e 'A Primavera' de Sandro Botticelli" introduz finalmente em Portugal o revolucionário pensamento de uma figura maior da história da arte e da cultura. Anatomia de uma mudança de paradigma (artigo por Nuno Crespo, Público / Ípsilon, 11.1.2013).
Aby WARBURG, "O Nascimento de Vénus" e "A Primavera" de Sandro Botticelli
É exatamente a questão de outra visão de temporalidade histórica, de um conceito não banal de "atualidade", presente na empreitada de Warburg, que chamou a atenção de pensadores diversos como Carlo Ginzburg [...], o filósofo italiano Giorgio Agamben e o historiador da arte francês Georges Didi-Huberman. Nessa discussão, é fundamental a ideia de sobrevivência (Nachleben) de tópicos e imagens do passado por uma relação sensível, empática ou patética (Pathosformel) (recensão por Karl Erik Schøllhammer, O Globo / Prosa, 8.9.2012).