
Victor I. STOICHITA

Victor I. Stoichita, Guardiães do Rosto, trad. R. P. Cabral, KKYM + P.OR.K, 2022. [kindle] [ibook]

Victor I. STOICHITA, Ver e não ver. Entraves, trad. R. P. Cabral, KKYM, 2019. [kindle] [ibook]


Victor I. STOICHITA, 'A Janela Indiscreta' de Alfred Hitchcock. Avatares da pulsão escópica na pintura e no cinema, trad. R. P. Cabral, KKYM, 2016. [kindle] [ibook]

Victor I. STOICHITA, Volatilização e/ou centralização. Em torno dos (auto)retrato de Manet e Degas, trad. R. P. Cabral, KKYM, 2016. [kindle] [ibook]





Victor I. STOICHITA, O Efeito Pigmalião. Para uma antropologia histórica dos simulacros, trad. R. C. Botelho e R. P. Cabral, Lisboa, KKYM, 2011. [capas-excerto] [comprar]
Victor I. STOICHITA, O Efeito Pigmalião, recensão por Nuno Crespo, Público / Ípsilon, 13.7.2012.
Victor I. STOICHITA, «Como saborear um quadro» Se o texto de Filóstrato fora gerado pelo grande desafio de verter a imagem em palavras, ao quadro de Ticiano competia moldar novamente as palavras em imagens. [...] Antes de Ticiano, já outros pintores se haviam debatido com esta questão, e outros a ele se seguiriam. O carácter excepcional do método ticianesco consiste na forma como o artista soube confrontar-se com o núcleo mais profundo da problemática da ekphrasis em geral, e, em particular, com a ekphrasis de Filóstrato em Erotes.
WARBURG + DIDI-HUBERMAN + STOICHITA, recensão por António Guerreiro, in Expresso / Atual, 24.3.2012.