Pedro Maurício BORGES (n. 1963)
Arquiteto (FAUTL, 1986) e doutor pela Universidade de Coimbra (2008), foi Prémio Revelação dos Prémios Nacionais Primeiras Obras de Arquitetura (1988; ex-aequo), com a ampliação dos Pavilhões da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas para a Feira Açores. Colaborou com o atelier Bugio, do arquiteto João Luís Sousa Menezes (a partir de 1988) e criou em Lisboa um atelier com os arquitetos Paulo Fonseca e Miguel Figueira (em 1993). Docente no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (desde 1991), foi galardoado com o Prémio Secil de Arquitetura 2002 (2003).
Exerce como profissional liberal, em Lisboa, tendo mais de 30 obras construídas ou em projeto nos Açores, onde iniciou atividade, e ainda um significativo número de obras em Portugal continental.
A sua prática é caracterizada por uma marcada atenção em relação à inserção urbana e na paisagem, costumando referir que "desenha sobre desenhos preexistentes". Tem um extenso currículo de moradias desenhadas como habitações permanentes para clientes particulares, programas exigindo uma grande capacidade para responder às necessidades dos clientes e também um grande controlo orçamental, a que responde com ambientes bem orientados, dimensionados, funcionais, confortáveis, qualificados. Entre outros, é este o caso da Casa Pacheco de Melo, em São Vicente Ferreira, nos Açores, que recebeu o Prémio Secil.
[pt] [en] [fr] [de]